Depois que fiz a leitura do livro "Eu Sou Malala", fiquei pensando em como seria importante trazer sua história e sua luta para dentro da sala de aula. Adquiri também a versão direcionada ao público infantil, "Malala, a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca, e proponho a seguir uma possível aplicação da história para alunos do 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de um plano de aula multidisciplinar.
1º momento: Apresentação de Malala
Por meio de fotos e vídeos, apresentar a história de Malala e propor questões para levantar o interesse dos alunos, como: Vocês sabiam que esse tipo de coisa ainda acontece em muitos Países? O que vocês acharam da coragem de Malala?
Propor a atividade de leitura do livro "Malala, a menina que queria ir para a escola", do gênero biográfico. A ideia é ler dois ou três capítulos por dia com os alunos, permitindo que eles explorem o material também.
2º momento: Contextualização geográfica
Abordar, por meio de um mapa múndi, os países e suas proximidades ou semelhanças com o Brasil. Apresentar o Oriente Médio, sua história e cultura.
3º momento: Apresentação resumida do discurso de Malala na ONU
O vídeo deve ser exibido quando a leitura do livro for finalizada, de modo a demonstrar que a luta da jovem paquistanesa continuou mesmo após suas dificuldades.
4º Momento: Carta para Malala
Quando ficou hospitalizada, Malala recebeu cartas de muitas pessoas, entre elas crianças de diversos países. Assim, cada aluno deverá produzir também, individualmente, uma carta para Malala, contando sua opnião sobre o ocorrido e o que acham disso tudo.
Baseado no plano de aula de https://livroecafe.com/2019/10/07/plano-de-aula-malala/
Comentários
Postar um comentário